05/06/09

COMO ENSINAR FOTOGRAFIA?


Entrei num blog hoje a tarde. Gente bem nova, com a maior garra, ensinando fotografia às crianças e adolescentes da periferia, falando da regra dos terços, de alquimia e matemática....
Adoro isso... e me sinto muito incompetente. São quase 9 anos dando aula de fotografia para crianças e adolescentes da Maravilha e agora dos Cocos, mas eu desisti de repassar regras.
Eu já fui boa, e ainda sou um pouco, em matematica, química e coisas meio abstratas. Só que deixei pra lá pois esses conhecimentos não respondiam às minhas perguntas. E esqueci muitas coisas. Enfim... Eu não ensino quase nada para meus alunos. Escolhemos um tema e eles vao "bater" fotos. Deixo liberdade - dentre do tema proposto -. Gostando ou não do resultado, falo com eles a respeito da foto, apontando alguns erros técnicos e como resolvé-los (ex.: fotos fora de foco, sovra ou sub-expostas).
As vezes mudo minha opiniao sobre o que é uma boa foto, reavalio entao minhas opiniões ficando atenta às opiniões deles. Aprendo a cada dia.
Essa é uma foto realizada por um dos meus alunos a quem pedi de fazer uma imagem que respondesse ao tema "Um fim de semana em Fortaleza"
O aluno em questão tem 10 ano de idade.

TESTE 3


ANA CLÉCIA

"Eu queria amostrar que as pessoas precisam assinar o seu nome para saber que naquele dia elas estavam lá, apreciando tudo" (a foto foi feita durante um passeio no Centro Cultural Dragão do Mar, visitando várias exposições). "A foto ficou mais ou menos, pois eu poderia ter pego o resto das pessoas que estavam esperando ela assinar. Para que a foto ficasse melhor pode ser eu deveria ter dados três passos atrás, para pegar todo mundo".

TESTE 2


MARINA
"Eu queria que nessa foto saisse só a senhora com a Santa. Essa foto é bem feita, só que a senhora não olhou para mim. E também, eu peguei as pernas de uma outra mulher que saiu meio torta e cortei o lixo e cortei varias coisas. Para fazer melhor eu deveria chegar mais perto e bater a foto bem melhor. Eu deveria ter fotografado só a senhora e a Santa, como era minha idéia. Teria sido mais legal. Essa foto é boa, mas achei mais interessante fotografar nosso dia-a-dia, pois aprendemos muito mais.

TESTE 1


Já estou com saudade dos meus alunos.  Eu fiz um teste e... vejam o resultado

Os meus alunos responderam à algumas perguntas que fiz sobre as piores fotos realizadas por eles nessas ultimas semanas

KARINE




"Eu queria amostrar pessoas ao redor de uma imagem de uma Santa, rezando, orando, fazendo promessas... Mais ou menos ela saiu boa, porque pegou a imagem da Santa, pegou as pessoas rezando e tem um fundo bonito. Só saiu ruim porque apereceram uns fios no meio da imagem da Santa. Para amelhorar essa foto eu deveria tirar esses fios e tentar pegar os corpos dessas pessoas ao completo.  Nesse curso aprendi a fotografar de um jeito divertido!!"