05/06/09

COMO ENSINAR FOTOGRAFIA?


Entrei num blog hoje a tarde. Gente bem nova, com a maior garra, ensinando fotografia às crianças e adolescentes da periferia, falando da regra dos terços, de alquimia e matemática....
Adoro isso... e me sinto muito incompetente. São quase 9 anos dando aula de fotografia para crianças e adolescentes da Maravilha e agora dos Cocos, mas eu desisti de repassar regras.
Eu já fui boa, e ainda sou um pouco, em matematica, química e coisas meio abstratas. Só que deixei pra lá pois esses conhecimentos não respondiam às minhas perguntas. E esqueci muitas coisas. Enfim... Eu não ensino quase nada para meus alunos. Escolhemos um tema e eles vao "bater" fotos. Deixo liberdade - dentre do tema proposto -. Gostando ou não do resultado, falo com eles a respeito da foto, apontando alguns erros técnicos e como resolvé-los (ex.: fotos fora de foco, sovra ou sub-expostas).
As vezes mudo minha opiniao sobre o que é uma boa foto, reavalio entao minhas opiniões ficando atenta às opiniões deles. Aprendo a cada dia.
Essa é uma foto realizada por um dos meus alunos a quem pedi de fazer uma imagem que respondesse ao tema "Um fim de semana em Fortaleza"
O aluno em questão tem 10 ano de idade.

Nessun commento:

Posta un commento