20/09/10

CCFs Maravilha


Queridos amigos,

No dia 7 de agosto c.a. fomos convidados a participar duma nova reunião com os representantes da Habitafor.

Novamente divulgo o conteúdo para que os amigos possam compartilhar a vida do projeto e nos ajudar com opiniões, conselhos, assessorias e boas palavras. Da tomada de decisões depende o futuro das crianças e nós queremos fazer tudo o que está ao nosso alcance para não errar. Obrigada, Daniela

A proposta deles foi:

Indenização para a casa R$ 63.500 reais (sessenta e três mil e quinhentos), mais ou menos o dinheiro que nós gastamos na última reforma em 2005, e o terreno para nós construirmos uma nova casa com esse dinheiro seria o ao lado da rampa que vai da Borges de Melo ao viaduto da BR 116. O terreno pertence à União mas eles podem tratar com seus representantes. Claro que o terreno, seja da União ou da Prefeitura, que foi ou poderá ser proposto continuará a eles pertencer de forma que a construção também a eles pertencerá mas eles formularão um contrato que nos permitirá continuar nossa missão.

Eles também sugeriram de procurar um engenheiro ou um arquiteto que faça uma avaliação da Casa para eventualmente rever a valor da indenização. (Fátima Braga está procurando alguém que possa efetivar essa avaliação).

Em relação ao atendimento às crianças, durante o período de reconstrução eles colocariam a disposição um espaço no Centro Comunitário Presidente Médici da Borges de Melo.

Achando perigoso o espaço por eles proposto para nova construção (ex: um acidente de carro poderia provocar uma queda do mesmo no terreno onde haveria crianças) (e também pelas minhas dúvidas sobre a regulamentação sobre edificar em áreas próximas a viadutos de BR - nota de Daniela), fizemos nossas contrapropostas.

Nossas contrapropostas:

1 – no mesmo terreno onde estamos vão ser construídos blocos habitacionais. Por nós estarmos ali há mais de 15 anos deveríamos ser beneficiados tanto quanto os outros, isto é, receber ou um dos blocos ou parte dele.

2- na Maravilha, ao lado do novo campo esportivo, são previstas duas construções: 1, de dois andares com creche e escola e outra com um Centro Comunitário. O atual Centro Comunitário da Borges de Melo, freqüentado também da comunidade Maravilha, é bem equipado, com piscinas, quadra de esportes e Posto de saúde R. Bruno, se encontra a pouquíssimas quadras. Sugerimos que a construção na Maravilha não fosse portanto destinada a mais um centro comunitário mas ao nosso projeto. Isso beneficiaria ainda mais as crianças pois, por estar ao lado da escola, não haveria nem o perigo de atravessar o trilho na saída da escola para irem ao projeto.

3- entrando na Maravilha, pelo lado da Aguanambi, em frente ao Piamarta há terrenos que pertencem a (não lembro se exército ou policia militar) que da a impressão que não estão sendo utilizados há muitos anos. A Prefeitura poderia tentar acordo de colaboração para uma parte desse terreno.

4- sugerimos também de procurar nos mapas da área se por acaso há outros terrenos que pertencem à Prefeitura mas que não estão à vista.

A razão de querer continuar nessa mesma área se deve ao fato que as 120 crianças, cujas famílias anteriormente moravam todas na Maravilha, hoje, com a urbanização, moram na Maravilha, Nova Maravilha (S.J. de Tauape), Vila União e Lagamar. Nosso projeto se encontra no centro dessas áreas.

Os representantes da Habitafor demonstraram muito interesse e disposição em querer solucionar o problema visando o bem estar das crianças. Foi uma reunião muito agradável e com a participação ativa e solidária por parte de todos. Eles ficaram de avaliar e pesquisar todas nossas propostas.

Mais uma vez a reunião terminou com a confirmação de nossa decisão que ninguém vai sair do projeto se não será tudo regulamentado, preto no branco, para que as crianças sejam atendidas todos os dias, presentes e futuros. Mais uma vez, eles concordaram.

Obrigada pela atenção. Se meu português não ajudou na boa compreensão do conteúdo, por favor escreva ou me ligue (085 3272.7761 – 8825.7591), estou a disposição.

Abraços, Daniela